Dieta para Ácido Úrico

A dieta para ácido úrico tem o objetivo de diminuir a ingestão de purinas, um tipo de proteína que, quando consumida em excesso, aumenta os níveis de ácido úrico
Dieta para Ácido Úrico

A dieta para ácido úrico tem o objetivo de diminuir a ingestão de purinas, um tipo de proteína que, quando consumida em excesso, aumenta os níveis de ácido úrico e está presente principalmente em carnes vermelhas, peixes como atum e sardinha, e frutos do mar, como camarão e mexilhão.

Durante a dieta é importante também diminuir o consumo de doces e refrigerantes, por serem ricos em frutose, um tipo de carboidrato que promove a produção de ácido úrico, além de causar o ganho de peso, que é uma das causas do ácido úrico alto.

É importante priorizar o consumo de vegetais e frutas, porque as fibras e as vitaminas, principalmente a vitamina C, ajudam a regular o ácido úrico no sangue.

Além disso, é recomendado beber bastante água, pois essa bebida ajuda a eliminar o excesso de ácido úrico pela urina.

A tabela abaixo mostra os alimentos que devem ser evitados e os que devem ser consumidos
com moderação ou priorizados na dieta para ácido úrico alto:

Veja também

A monitorização residencial da PA é uma importante ferramenta que o cardiologista pode utilizar para diagnóstico de hipertensão e para o acompanhamento do tratamento em pacientes hipertensos.
Exercícios físicos: desde que você esteja autorizado pelo seu médico a prática regular de exercícios físicos tem grande impacto sobre os triglicérides.
Alguns alimentos possuem substâncias que podem deflagrar crises de enxaqueca, principalmente aqueles com compostos que atuam diretamente sobre os vasos sanguíneos