Não há uma definição universalmente aceita, mas a dieta Mediterrânea tipicamente é rica em frutas, vegetais, grão integrais, feijões, nozes e sementes.
Esta dieta inclui o azeite de oliva com uma importante fonte de gordura mono insaturada e permite o consumo baixo a moderado de vinho.
Em geral inclui quantidades moderadas de peixes, aves, produtos lácteos com baixo teor de gordura e inclui pouca quantidade de carne vermelha.
Esta dieta foi comparada a outras dietas como por exemplo, com baixo teor de gordura, com baixo teor de sódio ou ambos, em uma meta análise com mais de 35 mil pacientes e resultou em redução de 28% de mortalidade por todas as causas, 45% de mortalidade cardiovascular, 35% de AVC e 52% de infarto do miocárdio não fatal.
Atualmente a dieta Mediterrânea é considerada uma das mais, senão a mais saudáveis das dietas.
Há evidencias também de redução do risco de Parkinson, Alzheimer e de câncer colorretal, de próstata, de orofaringe e de mama.
Estudos com diabéticos mostram um melhor controle glicêmico, dos níveis lipídicos e maior perda de peso com esta dieta do que com dietas com baixos teores de carboidratos, com baixo teor de gordura ou com restrição de calorias.
Se quiser você pode obter mais informações sobre o assunto nos links abaixo, ou se desejar pode falar com seu médico.
Fontes:
https://www.heart.org/en/healthy-living/healthy-eating/eat-smart/nutrition-basics/mediterranean-diet
https://www.heartuk.org.uk/healthy-diets/the-mediterranean-diet